HOME > Mundo

Reino Unido deportou secretamente mais de 600 brasileiros, incluindo 109 crianças, diz mídia

Segundo o The Guardian, o número é recorde: o país nunca deportou tantas pessoas de uma mesma nacionalidade em voos desse tipo

Policiais e manifestantes entram em confronto durante protesto contra imigração ilegal em Liverpool, no Reino Unido 03/08/2024 REUTERS/Belinda Jiao (Foto: REUTERS/Belinda Jiao)

Sputnik - Três voos secretos do Ministério do Interior britânico em 9 de agosto, 23 de agosto e 27 de setembro deportaram do país um total de 629 brasileiros, incluindo 109 crianças, informou o The Guardian.

Segundo a edição, a deportação de brasileiros teve uma escala nunca antes vista entre outras nacionalidades. Além disso, o Reino Unido nunca antes expulsava crianças. Muitas das crianças talvez tenham passado a maioria de sua vida ou até a vida inteira no Reino Unido. A organização local Coligação de Latino-Americanos no Reino Unido expressou preocupação com o surto de deportações "voluntárias" de brasileiros, observando que a maior comunidade latino-americana no país enfrenta barreiras de informação e falta de apoio jurídico, especialmente na língua portuguesa.

Tomando isso em conta, há dúvidas de que a classificação pelo governo de todas essas deportações como "voluntárias" corresponda à verdade.

Carregando anúncios...