HOME > Mundo

Grupos sírios no poder propõem desmantelar todos os militantes armados e formar governo de transição

Oposição armada, que assumiu o poder, planeja operar sob um governo unificado

Abu Mohammed al-Golani fala para uma multidão na Mesquita Ummayad, em Damasco (Foto: REUTERS/Mahmoud Hassano)

247 - Representantes da oposição síria, que assumiram o poder, estão discutindo medidas para transferir a administração e evitar a anarquia na Síria, incluindo a dissolução de todos os grupos paramilitares e associações oposicionistas, informou um representante à Sputnik nesta segunda-feira (9).

"Uma reunião está sendo realizada entre o líder do Hayat Tahrir al-Sham, Ahmed al-Sharaa, o primeiro-ministro do governo sírio, Mohammad Ghazi al-Jalali, e o chefe do governo de salvação em Idlib, Mohamad Bashir. O encontro foi convocado para determinar os passos necessários para transferir o poder e evitar a anarquia na Síria. Entre as medidas propostas estão o desmantelamento de todos os grupos paramilitares e sua unificação sob o comando das operações militares", disse o representante.

A oposição também propõe dissolver todas as associações opositoras, como a Coalizão Nacional de Forças Revolucionárias e de Oposição Sírias e a Comissão de Negociações Sírias. Eles planejam operar sob um governo unificado e anunciar a formação de um órgão de governo transitório.

Mais cedo, a Al Jazeera informou que a oposição síria autorizará Mohamad Bashir a formar um governo de transição no país. Bashir é o chefe do chamado "governo de salvação", formado por forças opositoras em Idlib desde janeiro de 2024.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...