TV 247 logo
      HOME > Mundo

      ONU considera 'limpeza étnica' a proposta de Trump de expulsar palestinos de Gaza

      Proposta de caráter nazisionista de Trump recebe condenação internacional e interna

      António Guterres (Foto: TASS)

      247 - O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, em uma dura declaração, disse que o plano de Trump para realocar a população palestina de Gaza equivaleria a uma "limpeza étnica", e que se colocado na prática corre o risco de "tornar impossível um Estado palestino para sempre", aponta reportagem do jornal O Globo.

      O enviado enviado às Nações Unidas, Riyad Mansour, disse que os líderes mundiais e o povo deveriam respeitar o desejo dos palestinos de permanência em Gaza.

      “Nossa pátria é nossa pátria, se parte dela for destruída, na Faixa de Gaza, o povo palestino escolheu retornar a ela - disse Mansour. E acho que os líderes e o povo devem respeitar os desejos dos palestinos - concluiu afirmando ainda que "nosso país e nossa casa são a Faixa de Gaza, é parte da Palestina", disse ele.

      Questionado, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, preferiu não fazer um comentário direto, mas afirmou que continua a apoiar uma solução de dois Estados no Oriente Médio.

      O Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita divulgou uma declaração após o plano de Trump. As autoridades árabes enfatizam o apoio “firme e inabalável” ao estabelecimento de um Estado palestino.

      As autoridades árabes, que falaram à mídia expressaram perplexidade, preocupação e pessimismo.

      Um diplomata disse, anonimamente, que os comentários de Trump colocaram em risco o frágil acordo de cessar-fogo em Gaza.

      “É essencial considerar as profundas implicações que tais propostas têm sobre a vida e a dignidade do povo palestino, bem como no Oriente Médio em geral”, disse o diplomata.

      “A realidade é que 1,8 milhão de pessoas em Gaza resistiriam a tal iniciativa e se recusariam a sair”, disse o diplomata.

      Na segunda-feira, antes mesmo do Trum anunciar sua proposta, os ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita, além do Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Catar, bem como o secretário-geral da OLP, enviaram uma carta conjunta ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, pedindo a resolução da questão palestina afirmando que se trata da “chave para a paz regional" e dizendo que só pode acontecer por meio de uma solução de dois Estados.

      “É imperativo que Israel não anexe nenhuma terra palestina”, diz a carta."Tal anexação simplesmente tornará a solução de dois estados inviável."

      "Os palestinos não querem deixar suas terras. Apoiamos sua posição inequivocamente", escreveram os ministros.

      Para o alto funcionário do Hamas, Sami Abu Zuhri, a fala de Trump é condenável, uma vez que a ideia de que os palestinos saiam de Gaza significa a “expulsão de suas terras”, informou a agência de notícias Reuters.

      Reações internas

      A congressista democrata Rashida Tlaib comparou a proposta de Trump a uma "limpeza étnica". 

      "Esperavam o quê? Os EUA vão ocupar Gaza? Não nos prometeram mais guerras intermináveis? Pelas minhas contas, estamos ocupando a Groenlândia, Canadá, Canal do Panamá e agora... Gaza?" escreveu o congressista californiano, Eric Swalwell, em um post no X.

      O representante democrata Jake Auchincloss descreveu a proposta como “imprudente e irracional”.

      Senadores republicanos ou se recusaram comentar ou procuraram ser cuidadosos ao comentar. A representante da Carolina do Sul, Lindsey Graham chamou de "proposta interessante, mas também problemática".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...