Macron diz a Trump e Zelensky que busca uma paz 'forte e duradoura' na Ucrânia
Presidente francês falou com o chefe da Casa Branca e o governante ucraniano logo depois do encontro com líderes europeus
247 - “Depois de reunir vários líderes europeus, acabei de falar com o Presidente Donald Trump e com o presidente Zelensky”, escreveu nesta segunda-feira (17) o chefe de Estado francês Emmanuel Macron.
“Buscamos uma paz forte e duradoura na Ucrânia. Para conseguir isso, a Rússia deve encerrar sua agressão, e isso deve ser acompanhado por garantias de segurança fortes e confiáveis para os ucranianos. Caso contrário, há o risco de que esse cessar-fogo acabe como os acordos de Minsk.”
O governante francês escreve que haverá uma ação conjunta com todos os europeus, americanos e ucranianos. E enfatiza: “Esta é a chave.”
Macron se diz convencido de que os europeus devem investir melhor, mais e em conjunto na sua segurança e defesa, tanto hoje como no futuro.
Ao anunciar que continuará o debate sobre este tema nos próximos dias, Macron insiste na tese de que “os europeus querem acelerar a implementação de sua própria agenda para soberania, segurança e competitividade.”
Macron defende também que esta atividade deve se basear na agenda da Comissão Europeia, tanto no apoio à Ucrânia quanto no desenvolvimento e investimento em defesa.