HOME > Mundo

Macron anuncia que a França vai duplicar gastos militares

O presidente francês também apelou à União Europeia para aumentar o financiamento militar do bloco

Presidente da França, Emmanuel Macron, participa de encontro do G20 no Rio de Janeiro 19/11/2024 (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

247 - O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França dobrará seu orçamento militar em um futuro próximo e pediu aos colegas líderes da União Europeia (UE) que também aumentem os gastos militares. Isso ocorre em meio à pressão dos EUA sobre os estados-membros da OTAN para aumentar as contribuições para a segurança coletiva.

Falando a jornalistas na segunda-feira (3), após uma reunião informal de líderes da UE em Bruxelas sobre defesa europeia, Macron enfatizou a necessidade de uma Europa mais forte e autônoma. 

“A França dobrará seu orçamento de defesa após a conclusão de duas leis de programação militar e lançará grandes projetos estratégicos”, declarou Macron, pedindo aos outros membros da UE que sigam o exemplo.

Ele argumentou ainda que decisões e declarações recentes do novo governo dos EUA estavam levando a UE a uma maior unidade e a um papel mais proativo no enfrentamento dos desafios de segurança coletiva.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...