HOME > Mundo

Lula apoia esforços de Putin para resolver crise na Ucrânia e reforça parceria estratégica

Em conversa por telefone, líderes também trataram da cooperação no BRICS e reafirmaram compromisso de ampliar relações entre Brasil e Rússia

Lula (à esq.) e Vladimir Putin (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, neste sábado (9), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e expressou apoio aos esforços para ajudar a resolver a crise ucraniana. A informação foi divulgada pelo serviço de imprensa do Kremlin e publicada pela Sputnik Brasil.

Segundo o comunicado russo, Putin informou a Lula os principais resultados da reunião que manteve recentemente, em Moscou, com Steven Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O diálogo entre Brasil e Rússia também incluiu a reafirmação do compromisso mútuo de fortalecer a parceria estratégica e ampliar a cooperação no âmbito do BRICS.

“Vladimir Putin informou seu colega brasileiro sobre os principais resultados da reunião realizada há dias com o enviado especial do presidente dos EUA, Steven Witkoff”, destacou o Kremlin. O encontro com Witkoff tem sido tema recorrente nas últimas conversas internacionais de Putin.

Ainda de acordo com a Sputnik Brasil, esta foi a sétima ligação de Putin para líderes estrangeiros nos últimos dias para tratar da visita de Witkoff a Moscou. Antes de Lula, o presidente russo falou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com os presidentes Aleksandr Lukashenko (Belarus), Shavkat Mirziyoyev (Uzbequistão), Kassym-Jomart Tokayev (Cazaquistão), Xi Jinping (China) e Cyril Ramaphosa (África do Sul).

Carregando anúncios...