HOME > Mundo

Irã poderia reconsiderar planos de ataque a Israel, diz mídia dos EUA

Segundo o jornal Politico, dois altos funcionários dos EUA disseram que Washington atuou nos últimos dias através de canais diplomáticos

Masoud Pezeshkian, novo presidente iraniano (Foto: Reuters)

TASS - O Irã poderia estar repensando o lançamento de um ataque a Israel em resposta ao assassinato de Ismail Haniyeh, chefe do birô político do movimento palestino Hamas, escreve o Politico, citando autoridades americanas.

"Os funcionários disseram que antecipam algum tipo de resposta iraniana ao assassinato de Haniyeh, mas que Teerã parece ter recalibrado e os EUA não esperam um ataque iminente a Israel", escreve o veículo de mídia.

Segundo o Politico, dois altos funcionários dos EUA disseram que a administração de Washington "trabalhou nos últimos dias através de canais diplomáticos, envolvendo seus aliados no Oriente Médio para persuadir Teerã a reconsiderar seguir em frente com um ataque militar a Israel." "Teerã está cada vez mais alinhado com o pensamento de Washington, embora inicialmente tenha negado", observa o Politico, citando os funcionários.

As tensões no Oriente Médio aumentaram novamente após o assassinato de Ismail Haniyeh em Teerã e a morte de Fuad Shukr, um dos principais comandantes do movimento Hezbollah, com base no Líbano, em Beirute. O Irã, o Hamas e o Hezbollah culparam Israel pelos assassinatos, prometendo vingança.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...