HOME > Mundo

Em mensagem de ano novo a Putin, Xi Jinping diz que relação com a Rússia avança com visão estratégica

De acordo com Xi, a confiança política mútua e a coordenação de posições entre China e Rússia "regularmente sobem para níveis mais altos"

Xi Jinping (à esq.) e Vladimir Putin (Foto: Alexander Zemlianichenko/Pool via Reuters)

TASS - A China e a Rússia avançam juntas evitando o caminho do confronto, disse o presidente chinês Xi Jinping em uma mensagem de Ano Novo ao presidente russo Vladimir Putin.

"China e Rússia estão sempre avançando de mãos dadas, seguindo o caminho certo, sem formar alianças, sem confronto e sem agir contra terceiros", disse ele.

De acordo com Xi Jinping, a confiança política mútua e a coordenação de posições entre China e Rússia "regularmente sobem para níveis mais altos sob a orientação estratégica dos líderes dos dois países".

A China, juntamente com a Rússia, está explorando oportunidades favoráveis ​​para o desenvolvimento estável conjunto e está pronta para promover a cooperação com a Rússia com base no consenso alcançado no nível de cúpula, disse o primeiro-ministro chinês Li Qiang.

"Sob a orientação estratégica do presidente da China Xi Jinping e do presidente da Rússia Vladimir Putin, a China e a Rússia aproveitaram o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais como a oportunidade de promover o desenvolvimento sustentável, saudável e estável das duas nações", disse o primeiro-ministro no discurso de felicitações de Ano Novo ao seu homólogo russo Mikhail Mishustin, citado pelo Ministério das Relações Exteriores da China.

Pequim está pronta para cooperar com Moscou e usar o consenso alcançado entre os chefes dos dois estados, disse Li. Os acordos alcançados entre Xi Jinping e Vladimir Putin devem ser o marco "para o progresso nas relações sino-russas e cooperação em diferentes áreas para um novo nível", acrescentou.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...