TV 247 logo
      HOME > Meio Ambiente

      Semana promete temperturas baixas no Brasil com forte frente fria que se aproxima

      Inmet emite 21 alertas para risco de temporais, geada e queda brusca de temperatura em várias regiões

      (Foto: Roberto Parizotti)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A forte frente fria que atinge o Brasil desde o fim de semana vai avançar ainda mais nesta segunda-feira (23), provocando chuvas intensas, ventos fortes e queda significativa de temperatura em praticamente todas as regiões do país. Segundo informações do O Globo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu 21 avisos de “perigo” e “perigo potencial” para estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

      A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, reforçou o alerta para os estados que devem sentir mais fortemente os efeitos da mudança no tempo. “Atenção para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, estados que vão receber mais a influência dessa frente fria. E ela vem com potencial de temporal, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo”, destacou.Nas regiões Sul e Sudeste, além das chuvas, o frio já mudou a paisagem. Municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como Bom Jardim da Serra e São José dos Ausentes, registraram as primeiras quedas de neve do ano, fenômeno que ganhou destaque nas redes sociais.Chuva intensa também no

       Nordeste e no Norte

      No Nordeste, a previsão indica acumulados significativos de chuva, especialmente entre Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Já em Salvador, na Bahia, a expectativa é de chuvas mais pontuais ao longo do dia.No Norte do país, cidades do Amapá, Pará e Amazonas devem registrar temporais no período da tarde, resultado da combinação entre calor e alta umidade. Em outras áreas dessas regiões, o tempo segue quente e seco, com baixa umidade, conforme explicou Andrea Ramos. “Por outro lado, em alguns locais das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, como Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Distrito Federal, vai ter nebulosidade na parte da tarde, mas nada de chuva. O tempo tende a ficar quente e seco, o que representa baixa umidade”, explicou.

      Estados sob alerta

      O Inmet alerta para o risco de temporais, geadas, ventos fortes e declínio acentuado de temperatura em 21 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Confira as áreas sob aviso:
      Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (chuvas intensas, geadas e ventos fortes)
      Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (chuva e frio intenso)
      Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal (queda de temperatura e geada em alguns pontos)
      Norte: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (chuvas intensas e queda de temperatura em algumas localidades)
      Nordeste: Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia (chuvas volumosas e nebulosidade variável)

      Recomendações de segurança
      Diante das condições meteorológicas adversas, o Inmet orienta a população a redobrar os cuidados e seguir as instruções de segurança:
      Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de temporal
      Observar mudanças em encostas e áreas de risco
      Evitar abrigo sob árvores ou próximo a placas e torres de transmissão durante ventos fortes Proteger pertences da água em caso de alagamentos
      Buscar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)O frio e as chuvas devem continuar nos próximos dias, acompanhando o início oficial do inverno no país, que chegou com força neste ano e já provoca impactos significativos em diversas regiões.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...