HOME > Esporte

Brasil conquista prata histórica no Mundial Júnior de ginástica rítmica

As finais por aparelhos acontecem neste domingo (22), com grandes expectativas para o time brasileiro

A equipe brasileira somou nota de 48,900 na prova de conjunto geral, ficando com a prata (Foto: COB)

247 - O Brasil alcançou neste sábado (21) um feito inédito no cenário da ginástica rítmica ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial Júnior da modalidade, realizado em Sofia, capital da Bulgária. A conquista histórica foi registrada pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e destacada em reportagem do portal Metrópoles, assinada por Cleverton Silva.

Com um total de 48,900 pontos na disputa por conjuntos, as jovens atletas brasileiras garantiram o segundo lugar na classificação geral, ficando atrás apenas das anfitriãs búlgaras. A equipe da Ucrânia completou o pódio com o bronze.Formada por Andriely Leticia Cichovicz, Julia Anny Colere da Cruz, Amanda Manente, Alice Neves de Medeiros e Clara Beatriz Pereira Vaz — todas com idades entre 13 e 15 anos —, a seleção nacional encantou o público e os jurados com duas apresentações vibrantes e originais.

Na coreografia com arcos, o grupo surpreendeu ao escolher como tema o clássico do videogame Mario Bros, recebendo a nota de 25,100, a mais alta da rodada. Já na série com maças, as brasileiras se apresentaram ao som do tradicional Tico-Tico no Fubá, conquistando 23,800 pontos.Essa soma garantiu ao Brasil a prata e consolidou o país como uma potência em ascensão na ginástica rítmica de base. É a melhor colocação já obtida pelo país em edições do Mundial Júnior.

As finais por aparelhos acontecem neste domingo (22), com grandes expectativas para o time brasileiro. A equipe terminou as classificatórias em primeiro lugar nos arcos e em quarto nas maças, o que mantém vivas as chances de mais pódios.

O desempenho das jovens atletas reflete os avanços do Brasil na formação de base da ginástica rítmica, impulsionados por investimentos em estrutura e treinamentos nos últimos anos. Mais do que um bom resultado, a medalha simboliza o futuro promissor da modalidade no país.

Carregando anúncios...