HOME > Empreender

Maricá reduz tempo de abertura de empresas e cresce em novos empreendimentos

Cidade se destaca entre as cinco mais rápidas do Rio na análise de viabilidade de negócios e registra aumento de 3,8% no número de empresas abertas

Cidade de Maricá (RJ) (Foto: Divulgação )

247 - Abrir uma empresa em Maricá ficou mais simples e rápido. De acordo com dados do Mapa de Empresas, plataforma do Governo Federal que acompanha o ambiente de negócios no país, o município reduziu pela metade o tempo médio de registro de novos empreendimentos e registrou crescimento no empreendedorismo local. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal.

Em setembro de 2025, o município contabilizou a abertura de 513 novas empresas e 507 matrizes. O resultado representa um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 494 empresas e 488 matrizes.

Outro avanço significativo foi a redução do tempo para formalização de novos negócios. Se em setembro de 2024 o processo levava em média 16 horas, neste ano o prazo caiu para apenas 8 horas — uma queda de 50%. A análise de viabilidade, etapa que verifica a possibilidade de exercício da atividade no local escolhido e a inexistência de duplicidade no nome empresarial, também ficou mais ágil: passou de 12 horas para 7 horas, redução de 41%. Com isso, Maricá ocupa atualmente o quinto lugar no Estado do Rio de Janeiro em rapidez nesse indicador.

A secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza, destacou que o resultado é fruto da modernização administrativa. “O governo municipal apoia e prioriza o empreendedorismo e fortalecimento da economia local. Os dados do Governo Federal comprovam que, hoje, Maricá é um lugar seguro para investir e continuaremos trabalhando para que cada vez mais empresas venham para a cidade”, afirmou.

Além dos números apontados no Mapa de Empresas, a cidade avançou ainda mais no tempo de análise de viabilidade interna. Antes, o processo levava 4 horas, mas agora é concluído em apenas 1 hora, o que representa uma redução de 75%.

Apoio financeiro e crédito facilitado

Para reforçar o ambiente favorável ao empreendedorismo, a Prefeitura firmou parceria com a Caixa Econômica Federal. O acordo garante maior acesso a crédito para micro e pequenos empresários da cidade, com condições diferenciadas e juros reduzidos. Linhas federais como Procred e Pronampe já estão disponíveis para os empreendedores locais.

Os interessados podem buscar atendimento no Serviços Integrados Municipais (SIM), localizado em São José do Imbassaí, na Rodovia Ernani do Amaral Peixoto (KM 21), esquina com a Avenida Elomir Gonçalves da Silva. No local, é possível receber orientação detalhada sobre o processo de solicitação e aprovação do crédito.

Carregando anúncios...