Artesãos e empreendedores sociais levam experiências autênticas ao Salão do Turismo em São Paulo
Evento reúne 55 artesãos e 70 roteiros turísticos que valorizam cultura, diversidade e sustentabilidade em todo o Brasil
247 - De materiais simples recolhidos na maré, como tábuas de canoa e pedaços de madeira, a artesã e mestra popular Nêda Lopes transforma seu quintal em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, em um verdadeiro ateliê a céu aberto. Suas “vilinhas” – casinhas coloridas que lembram o cotidiano de beira-mar – encantam moradores, turistas e até artistas que visitam a região de Barra Grande.
Segundo informações divulgadas pelo Sebrae, Nêda é uma das 55 artesãs e artesãos selecionados para participar do 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que acontece entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae, será uma vitrine da produção artesanal e dos roteiros turísticos que revelam a diversidade brasileira.
Além das casinhas, Nêda cria bolsas de fibras naturais inspiradas no “uru” – tradicional acessório usado por pescadores –, faróis de madeira e luminárias que traduzem a beleza da vida simples. “A minha inspiração é a vida aqui do Vilarejo. Ao olhar ao meu redor eu vejo as casinhas coloridas, as roupas no varal, as cercas de arame, o balanço no cajueiro”, diz a artesã, que também se dedica à poesia e à leitura de clássicos como Machado de Assis.
Para Giselle Oliveira, analista de Competitividade do Sebrae, o espaço no salão valoriza o olhar regional. “A exposição dos artesãos no estande do Sebrae está dividida por região. Os visitantes podem apreciar e levar para casa as peças que contam a história do lugar e guardam a essência da experiência turística.”
Turismo indígena e sustentável
O salão também abre espaço para iniciativas inovadoras, como a da indígena Karynna Makuxi, turismóloga e coordenadora da Kauwê Turismo, a primeira agência administrada por indígenas em Roraima. Fundada em 2022, a empresa tem sede na Comunidade Indígena Kauwê, dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e nasceu com o propósito de fortalecer o turismo de base comunitária e a agricultura sustentável do povo Makuxi.
No evento, Karynna apresentará a Rota do Café Artesanal na Comunidade Indígena Kauwê, uma experiência que une cultura, ancestralidade e preservação ambiental. “Esta é a segunda vez que participamos do Salão do Turismo e pretendemos ampliar nossa rede de contatos, estabelecer parcerias e atrair visitantes interessados em vivências autênticas”, afirma. Para ela, a presença no evento também é uma forma de inspirar outros povos a investirem no turismo comunitário.
Turismo com diversidade e inclusão
A pluralidade brasileira também estará representada pela agência receptiva Canyons do Sul, de Praia Grande (SC), que desde 2009 atua no ecoturismo e no turismo de aventura. O negócio, comandado pelo casal Letícia Figueiredo e Aline Aguiar, criou em 2023 a Rota Cores e Sensações Georrota Pride, voltada à comunidade LGBTQIA+.
“São quatro dias em contato com a imensa natureza do Geoparque. O diferencial não está apenas no que vamos ver durante esses dias, mas na forma como vamos nos sentir. Vamos estar conectados, ao mesmo tempo livres e, sem dúvida nenhuma, celebrando a diversidade”, explica Letícia.
A empresária destaca que a participação no salão será estratégica para a expansão da agência. “Nossos objetivos no evento são bem claros quanto a vendas e networking, mas também queremos fortalecer as parcerias que já temos e, sem dúvida nenhuma, viver uma experiência de troca e aprendizado”, acrescenta.
Com entrada gratuita, o 9º Salão do Turismo reunirá, além da mostra de artesanato, 70 roteiros turísticos que valorizam natureza, cultura, gastronomia, aventura e diversidade. A expectativa é que o evento seja um espaço de conexão genuína entre visitantes, empreendedores e comunidades que constroem diariamente o turismo brasileiro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: