HOME > Brasil

PF deflagra operação contra fraudes em contas digitais da plataforma gov.br

Grupo especializado utilizava técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica

PF deflagra operação contra fraudes em contas digitais da plataforma gov.br (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

247 - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13) uma operação visando desarticular uma quadrilha especializada em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma governamental "gov.br". Os criminosos utilizavam métodos sofisticados de alteração facial para burlar o sistema de autenticação biométrica, conseguindo acesso indevido a informações pessoais e serviços públicos das vítimas.

Segundo a CNN Brasil, as investigações da Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos revelaram que os envolvidos simulavam rostos de outras pessoas, assumindo o controle das contas digitais de cidadãos e acessando dados sensíveis. Com isso, conseguiam manipular serviços do governo e obter dados confidenciais.

Ao todo, são cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. Os suspeitos respondem pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...