TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Missões internacionais dizem que eleições ocorreram de forma ordenada

      As duas missões que acompanharam a votação fizeram inspeções nas seções eleitorais, conversaram com eleitores e fiscalizaram as condições de organização

      Eleições municipais no Brasil; 06/10/2024 (Foto: REUTERS/Jorge Silva)

      Radioagência Nacional - As missões internacionais de observadores da OEA, Organização dos Estados Americanos, e do Parlasul, Parlamento do Mercosul, concluíram que o primeiro turno das eleições municipais ocorreu de "forma ordenada e pacífica".

      O Tribunal Superior Eleitoral disse que foi feito um relatório parcial do trabalho de inspeção, onde consta essa conclusão.

      As duas missões acompanharam a votação, fizeram inspeções nas seções eleitorais, conversaram com mesários e eleitores e fiscalizaram as condições de organização.

      Segundo os observadores da OEA, o primeiro turno ocorreu sem incidentes consideráveis e contou com baixo percentual de urnas eletrônicas que apresentaram problemas. A alta participação do eleitorado também foi mencionada. 

      A organização fez algumas recomendações como a ampliação de campanhas de conscientização sobre a importância da participação feminina e de pessoas negras nas eleições.

      Já os representantes do Parlasul reconheceram que o pleito ocorreu de forma pacífica e democrática, além de ressaltar A independência das autoridades do governo brasileiro e da Justiça Eleitoral.

      Para a missão, o teste de integridade da urna contribui para promoção da confiança da população no processo de votação.

      *Com informações da Agência Brasil

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...