HOME > Brasil

Lula: "Semear esperança para colher soberania e dignidade para o nosso povo" (vídeo)

Presidente plantou um cajueiro nos jardins do Alvorado num gesto simbólico reafirmando a soberania do Brasil

Lula: "Semear esperança para colher soberania e dignidade para o nosso povo" (vídeo) (Foto: Reprodução)

247 - Às vésperas do 7 de Setembro, o presidente Lula realizou um ato simbólico no Palácio da Alvorada, neste sábado (6), em que plantou um cajueiro no jardim da residência oficial. O gesto contou com a participação da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e da presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá.

O gesto do presidente Lula acontece em um momento de forte simbolismo político. Além de acontecer na véspera do 7 de Setembro, data marcada por manifestações cívicas e que, nos últimos anos, foi utilizada por Bolsonaro como espaço de tensionamento institucional, Lula buscou associar a imagem do cajueiro à ideia de resistência, soberania e esperança para o futuro do país.

Lula destacou o valor do plantio como metáfora para o país. “Plantar é acreditar no futuro”, afirmou. O presidente acrescentou que “cuidar do presente para garantir uma colheita que vai muito além da gente. Assim é também com o Brasil: semear esperança para colher soberania e dignidade para o nosso povo”.

No vídeo divulgado nas redes sociais, Janja reforçou a simbologia do momento e chamou o fruto de “legítimo caju soberano”, em uma alusão aos ataques recentes do governo dos Estados Unidos contra o Brasil. O presidente norte-americano, Donald Trump, aplicou um tarifaço sobre produtos brasileiros, medida entendida como uma retaliação política em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro responde a uma ação penal por participação em trama golpista.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...