Inscrições para o Fies do 2º semestre começam nesta segunda com mais de 112 mil vagas
Metade das vagas será destinada ao Fies Social. Inscrições vão até 18 de julho no site do MEC
247 - As inscrições para o segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão abertas a partir desta segunda-feira (14) e vão até a sexta-feira (18), informa a Folha de S. Paulo. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), ao todo, serão oferecidas mais de 112 mil vagas nesta edição, sendo que 50% delas estão reservadas para o Fies Social, voltado a estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico.
O programa federal tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades em instituições privadas de ensino. Os estudantes contemplados começam a pagar o financiamento apenas após a conclusão do curso, em condições ajustadas à renda familiar.
Quem pode se inscrever - Para participar da seleção, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação. Outro critério é a renda familiar mensal per capita: o limite é de até três salários mínimos (R$ 4.554).
Os candidatos que se enquadram no Fies Social — com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277) e inscrição no CadÚnico — terão direito ao financiamento integral da graduação e à cobertura de até 100% dos encargos educacionais.
Como se inscrever - A inscrição deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba destinada ao Fies. O estudante precisa ter uma conta no Gov.br para acessar o sistema. Após o login, será necessário preencher um formulário com dados pessoais, como CPF e e-mail, e escolher até três opções de curso, turno e instituição de ensino.
Critérios de classificação - A seleção dos candidatos será feita com base nas notas obtidas no Enem, seguindo ordem decrescente, por modalidade de concorrência e grupo de preferência. O edital do MEC estabelece os seguintes critérios de priorização:
- Candidatos que ainda não tenham diploma de ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo Fies;
- Candidatos sem diploma de ensino superior que já foram beneficiados pelo Fies e quitaram o financiamento;
- Candidatos com diploma de ensino superior que nunca utilizaram o Fies;
- Candidatos com diploma que já tiveram financiamento e o quitaram.
Datas importantes - Confira o cronograma oficial divulgado pelo MEC:
- Período de inscrição: até 18 de julho
- Resultado da chamada única: 29 de julho
- Complementação da inscrição: de 30 de julho a 1º de agosto
- Pré-seleção da lista de espera: de 5 de agosto a 19 de setembro
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: