HOME > Brasil Sustentável

Oficinas de educação midiática capacitam jovens no Paraná e Mato Grosso do Sul contra desinformação climática

Iniciativa da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec já impactou 280 participantes e fortalece projetos de comunicação socioambiental

Oficinas de educação midiática capacitam jovens no Paraná e Mato Grosso do Sul contra desinformação climática (Foto: Enzo Rizzi/Video Up/Itaipu Parquetec)

247 - No Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, jovens estão aprendendo a transformar desafios locais em pautas de comunicação voltadas ao meio ambiente e à sociedade. A iniciativa faz parte da oficina de Educação Midiática para Enfrentamento da Desinformação Climática, promovida nos encontros dos Núcleos de Cooperação Socioambiental. Segundo informações da Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec, o objetivo é capacitar a juventude a selecionar fontes confiáveis, checar dados e produzir conteúdos originais conectados às suas realidades.

Entre agosto e setembro de 2025, já foram realizadas 15 oficinas, alcançando aproximadamente 280 jovens. As últimas seis atividades presenciais ocorrem na próxima semana, entre os dias 23 e 25 de setembro, nas regiões Norte e Centro do Paraná, encerrando o ciclo de encontros deste ano.

“Essas oficinas mostram como a tecnologia e a comunicação podem se tornar ferramentas poderosas para o engajamento dos jovens. É inspirador ver como os participantes conseguem identificar problemas reais em seus territórios e transformar essas situações em produtos de mídia, contribuindo para a conscientização social e ambiental em suas comunidades”, afirmou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Os temas tratados refletem as diferentes realidades econômicas e culturais dos 21 Núcleos. No Noroeste do Paraná, a falta de acesso à água potável virou pauta; no Oeste, a valorização do trabalho das mulheres no campo foi central. Em Curitiba, jovens destacaram o papel das cooperativas de catadores na gestão de resíduos urbanos, enquanto no Mato Grosso do Sul a agroecologia indígena ganhou destaque.

Impacto na juventude

Parte dos jovens já atua como agente comunicador em seus territórios e encontrou nas oficinas ferramentas para fortalecer projetos em andamento. É o caso de João Gabriel, 16 anos, de Cidade Gaúcha, que desenvolveu com colegas o EcoAlert, um protótipo de site para denúncias de queimadas e outros crimes ambientais.

“Achei bem interessante a oficina, porque eu já tinha bastante expectativa. É um projeto bem favorável para a gente, e para mim também, que já estou mais por dentro do assunto por conta do site que criei com meus colegas Eliezer, Gabriele e Nicole. Foi uma base muito boa de conhecimento e experiência. É um projeto muito legal”, contou o jovem.

Para outros, como Isabelly Pimentel, 20 anos, estudante de Engenharia Ambiental, o contato com a comunicação foi inédito: “A oficina foi muito boa para nós. Inicialmente parece um tema assustador, por não sabermos do que se trata, mas, quando os professores começam a explicar, tudo fica claro e torna-se algo enriquecedor”.

Profissionais especializados

As oficinas são conduzidas por professores e jornalistas com experiência em Educomunicação. O mestre em Inteligência Artificial e Ética pela PUC-SP, Alexandre Sayad, ressaltou a importância de estimular a reflexão crítica:

“O primeiro passo para construir o pensamento crítico é compreender. Para isso, precisamos de tempo, porque é necessário ter um momento de reflexão e questionar se é realmente verdade o que estamos vendo. Hoje, quase não temos esse tempo de pausa. Reforçamos aqui que o combate à desinformação não é uma responsabilidade só de comunicadores, mas de todos”, alertou.

Além dele, participam da capacitação os jornalistas José Brito, Márcio Gonçalves e Lisa Rodrigues.

Sobre os Núcleos

Criados em 2024 no âmbito do programa Itaipu Mais que Energia, os Núcleos de Cooperação Socioambiental são espaços de escuta ativa e formação, que aplicam a metodologia da governança participativa. A iniciativa abrange todos os 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul, envolvendo instituições parceiras na busca por qualidade de vida e sustentabilidade.

Carregando anúncios...