Itaipu destaca soluções integradas de energia, água e alimentação na ONU
Participação na 80ª AGNU e eventos internacionais destaca papel da empresa em água, energia, igualdade de gênero e combate à fome
247 - A Itaipu Binacional marcou presença na Semana do Clima e na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova Iorque, reforçando seu papel como referência nacional e internacional em soluções que conectam água, energia e desenvolvimento sustentável. A informação foi divulgada pela própria empresa.
Entre os destaques da agenda, a Binacional, em parceria com a NOW Partners, promoveu o evento “Caminhos do Brasil para a COP30: gênero, clima e combate à fome”, no NPR Studio, um dos espaços de debate mais renomados dos Estados Unidos. O encontro contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva e da subsecretária de desenvolvimento econômico do Ministério da Fazenda, Cristina Reis, que ressaltaram a Itaipu como empresa pública estratégica, responsável pela implementação de políticas públicas e entrega de resultados à sociedade.
O evento consolidou a atuação da Itaipu como apoiadora institucional da COP30 e como agente ativo na agenda climática internacional, evidenciada pelos investimentos socioambientais que legitimam sua participação nos principais fóruns globais.
“Nossa participação na Semana do Clima de Nova Iorque foi estratégica para alinhar ações com ministérios e parceiros internacionais, em discussões que vão influenciar diretamente a COP30. Reafirmamos que a Itaipu vai além de gerar energia 100% limpa: somos uma empresa pública binacional que entrega soluções integradas de água, energia e alimentos para a sociedade. Assim damos concretude aos nossos investimentos socioambientais e fortalecemos a liderança do Brasil na agenda climática global", destacou Ligia Leite Soares, chefe do escritório em Brasília e coordenadora da COP pela Itaipu.
Além do evento no NPR Studio, a Itaipu participou da segunda edição do Women in Finance, iniciativa do Ministério da Fazenda com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), voltada a lideranças femininas do setor financeiro. A reunião teve como objetivo fortalecer a plataforma global criada pelo Brasil em 2024 para promover igualdade de gênero e sustentabilidade nas decisões financeiras públicas e privadas, com meta de mobilização de US$ 8,5 milhões até 2030. Entre os participantes estava Tarsiana Medeiros, do Banco do Brasil, além de outras lideranças do setor.
A Binacional também esteve em encontros estratégicos com o CEO do Intrinsic Exchange Group (IEG), para analisar a criação de empresas de ativos naturais (Natural Asset Companies – NACs) e créditos vinculados a serviços ecossistêmicos, e participou de reunião promovida pelo Pacto Global da ONU sobre o papel de empresas públicas e binacionais na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante toda a Semana do Clima, a Itaipu acompanhou diversos eventos como ouvinte, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secop), ampliando sua articulação institucional e seu engajamento com a agenda climática global.