HOME > Brasil Sustentável

BNDES lança ações para proteger biodiversidade marinha e reduzir emissões da frota naval

Banco apresenta na Ilha das Cobras, no Rio, iniciativas da Iniciativa BNDES Azul com foco em economia sustentável e descarbonização do setor naval

BNDES (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo)

247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai anunciar nesta segunda-feira (2) um conjunto de iniciativas voltadas à preservação dos oceanos e à transição ecológica da frota naval brasileira. A cerimônia ocorrerá às 9h30 na histórica Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro (RJ), e contará com a presença do presidente do banco, Aloizio Mercadante, e do comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do BNDES.

As ações fazem parte da Iniciativa BNDES Azul, programa estruturado para promover o uso sustentável dos recursos marinhos por meio de investimentos em áreas como o planejamento espacial marinho, infraestrutura portuária, proteção de ecossistemas — como os corais — e, principalmente, a descarbonização do setor naval. A proposta é estimular a chamada economia azul, um conceito que alia desenvolvimento econômico à conservação da biodiversidade marinha.

O evento também busca ampliar a articulação entre o BNDES e a Marinha do Brasil em torno da construção de soluções que aliem inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. A expectativa é de que novas frentes de financiamento sejam anunciadas, com foco na redução de emissões dos navios e no fortalecimento da infraestrutura marítima sustentável do país.

Carregando anúncios...