BNDES aprova financiamento e Mobibrasil renova frota de ônibus no Grande Recife
Investimento de R$ 32,2 milhões permitirá a compra de 40 veículos euro 6, beneficiando 359 mil moradores e reduzindo impactos ambientais
247 - O transporte público do Grande Recife ganhará reforço significativo com a renovação da frota de ônibus. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 32,2 milhões para a Mobibrasil Expresso S.A. adquirir 40 veículos com tecnologia euro 6. A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 359 mil moradores dos municípios de Recife, Camaragibe e São Lourenço da Mata, informou a instituição em comunicado.
De acordo com o BNDES, a operação integra o Refrota, programa vinculado ao Novo PAC, que tem como objetivo estimular a modernização do transporte coletivo no Brasil. A proposta é oferecer mais conforto e segurança aos passageiros, ao mesmo tempo em que fortalece a indústria nacional de veículos e equipamentos.
Os novos ônibus têm capacidade para transportar aproximadamente 80 passageiros e substituirão modelos mais antigos da frota. Além do menor impacto ambiental, a frota contará com ar-condicionado, câmeras de monitoramento, GPS, bilhetagem eletrônica e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“O investimento do BNDES em transporte público coletivo menos poluente integra a política de transição energética do governo do presidente Lula. Ônibus euro 6 reduzem em até 89% as emissões de óxidos de nitrogênio em comparação com veículos com tecnologias anteriores, e trarão mais benefícios para a Região Metropolitana do Recife, como a melhora na qualidade do ar”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Com mais de 40 anos de atuação em Pernambuco, a Mobibrasil Expresso faz parte do Grupo Mobibrasil, que também mantém operações em São Paulo e Sorocaba. O conglomerado administra uma frota superior a mil ônibus e emprega mais de 5 mil colaboradores.