BNDES financia R$ 294 milhões para modernização e inovação industrial do Grupo Multilaser
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a iniciativa está alinhada à Nova Indústria Brasil
247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 294,1 milhões ao Grupo Multi S.A., em apoio ao plano estratégico de inovação e transformação digital da companhia. Segundo informações do próprio Banco, divulgadas nesta terça-feira (8), o crédito será concedido por meio do programa BNDES Mais Inovação e cobrirá 100% dos recursos necessários para a execução do projeto, que envolve as unidades industriais de Manaus (AM) e Extrema (MG).
Com base no conceito de manufatura avançada, o plano do Grupo Multi tem como objetivo acelerar a inovação, aumentar a produtividade, reduzir custos e elevar os índices de qualidade. A estratégia também busca fortalecer a competitividade da empresa em um mercado cada vez mais exigente, aliando sustentabilidade, tecnologia e eficiência operacional.
O projeto prevê o mapeamento de oportunidades de melhoria nos processos produtivos, como otimização de recursos, aprimoramento logístico, redução de gargalos, modernização do layout fabril e aumento da capacidade de entrega. A partir dessas análises, será elaborado um roadmap tecnológico que vai orientar ações integradas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) voltadas à implementação de soluções digitais e inteligentes no ambiente fabril.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a iniciativa está alinhada à Nova Indústria Brasil, política de neoindustrialização lançada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Como parte da Nova Indústria Brasil, a política pública de neoindustrialização do governo do presidente Lula, o BNDES tem atuado no apoio à modernização e digitalização como caminho para aumentar a competitividade do setor”, afirmou. “O Banco é um ator fundamental no financiamento a processos mais eficientes e inovadores, que impulsionam a economia brasileira”, completou Mercadante.
O diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Grupo Multi, Richard Ku, reforçou a importância da parceria com o Banco de fomento. “Esta operação com o BNDES está alinhada com o direcionamento estratégico do Grupo Multilaser, que coloca como prioridade o compromisso em aprimorar a rentabilidade, a eficiência operacional e a inovação. Com isso, reforçamos nossa visão de longo prazo, que nos permitirá acelerar iniciativas de modernização e transformação nas plantas de Manaus e Extrema”, declarou Ku.
Com sede em São Paulo, o Grupo Multi S.A. é uma sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). A empresa mantém dois complexos industriais — em Extrema (MG) e Manaus (AM) — que somam mais de 107 mil metros quadrados de área construída.
O portfólio da companhia é amplo e diversificado, abrangendo produtos de tecnologia, eletroeletrônicos, informática, saúde, telecomunicações, áudio e vídeo, brinquedos e puericultura. A Multi atua na importação, fabricação, venda, distribuição e pós-venda, com marcas próprias e licenciadas, além de realizar terceirização de produção para grandes parceiros, atendendo milhares de clientes no varejo físico e no comércio eletrônico.